Assessoria à Gestão Socioambiental e Gerenciamento de Contratos
Núcleo estratégico e técnico que tem como principais entregas a consistência, a expertise e a visão integrada.
Os trabalhos desenvolvidos neste núcleo vão desde avaliações e diagnósticos até a elaboração de planejamentos estratégicos, incluindo:
» Avaliação de oportunidades para investimentos ESG (Ambiental, Social e Governança).
» Elaboração de Due Diligence Socioambiental
Due Diligence socioambiental é o processo de análise estratégica de uma oportunidade de negócio, por meio da avaliação de seus riscos socioambientais negativos e oportunidades, e de suas consequências para a atratividade do investimento.
Avaliar um novo investimento sob a ótica socioambiental deve ir muito além da identificação de riscos para o investidor em termos da regularização ambiental do empreendimento e de custos para realização de estudos e implantação de projetos.
A Due Diligence socioambiental pode se transformar no primeiro plano estratégico para:
» antever, prevenir e/ou mitigar riscos sociais e ambientais;
» incrementar os níveis de legitimação social do projeto; e
» detectar alternativas de investimentos ESG para sustentabilidade real das operações.
É assim que atuamos em mais de 40 projetos de Due Diligence socioambiental realizados para empreendimentos de geração de energia elétrica e de mineração.Interagimos com equipes internacionais de clientes multinacionais e avaliamos riscos e oportunidades à luz da legislação brasileira e de padrões de desempenho internacional.
» Atendimento e reportes a padrões internacionais de desempenho socioambiental para obtenção e manutenção de financiamentos;
» Assessoria às áreas de gestão socioambiental nas diferentes fases do empreendimento;
» Assessoria ao gerenciamento de contratos socioambientais.
Nossa missão no Gerenciamento de Contratos é oferecer aos nossos clientes uma gestão mais integrada e sinérgica, com benefícios para a otimização de equipes próprias, antevisão e prevenção de riscos e oportunidades e, consequentemente, otimização de custos.
O serviço de gestão de contratos compreende:
» a identificação de eventuais fragilidades e oportunidades de melhoria nos processos existentes do gerenciamento de contratos;
» a proposição e o desenvolvimento de planos de ação;
» a definição e o controle de indicadores de desempenho;
» a assessoria na gestão físico-financeira dos contratos, inclusive padronizando orçamentos e redefinindo critérios;
» o aprimoramento do processo de aquisições;
» a definição de procedimentos técnicos orientadores para tratamento de pleitos e reequilíbrio contratual, quando aplicável; e
» ao treinamentos e capacitações das equipes técnicas para aprimorar a gestão contratual.
As entregas finais consistem na definição e acompanhamento dos indicadores de resultado por tipo de contrato, desenvolvimento de painéis de controle de desvios e avanços físicos dos cronogramas, identificação de riscos e mapeamento dos caminhos críticos para a gestão efetiva, elaboração e/ou revisão das Instruções Normativas e reportes para os diferentes níveis hierárquicos do cliente.
» Elaboração de Planos Estratégicos de Relacionamento com stakeholders.
Atuar preventivamente na comunicação e no diálogo com as partes interessadas fortalece, acima de tudo, a imagem e a reputação da empresa em seu território de atuação. Também é importante para reduzir os impactos em custos e atrasos de cronograma.
Nesse sentido, um dos serviços com maior alavancagem em nosso portfólio é o Relacionamento com Partes Interessadas. Atualmente, essa frente já representa cerca de 30% do total de projetos desenvolvidos pela Ferreira Rocha e contempla os seguintes serviços:
» Elaboração, implantação e monitoramento de Planos Estratégicos de Relacionamento;
» Reestruturação de Políticas Corporativas de Comunicação e Interação Social;
» Desenvolvimento de guias metodológicos para Programas de Comunicação Social e Educação Ambiental de empreendimentos de geração de energia elétrica e mineração;
» Estruturação e acompanhamento de Comitês de Convivência, Fóruns de Acompanhamento Social e Fóruns de Desenvolvimento Local;
» Proposição de alternativas de investimentos ESG a partir de percepção junto aos principais grupos de stakeholders; e
» Planejamento, implantação e/ou gestão de monitoramentos socioeconômicos.