cases de sucesso

Núcleo de Assessoria a Gestão Socioambiental e Gerenciamento de Contratos

Case: UHE Belo Monte

Há 11 anos, ininterruptos, trabalhamos ao lado do maior empreendimento de geração hidrelétrica do país e o quarto em potência instalada no mundo: a Usina Hidrelétrica (UHE) Belo Monte, no rio Xingu, no estado do Pará.

Nossa atuação junto à Norte Energia começou logo no início da implantação das obras, assessorando a Companhia a estruturar sua gestão socioambiental, utilizando metodologias e ferramentas de gerenciamento de projetos, com times dedicados da Ferreira Rocha.

» no apoio à gestão do componente indígena;

» na estruturação e gestão do Plano de Enchimento dos reservatórios;

» na gestão socioambiental da implantação de 117 programas e projetos;

» na gestão dos diferentes compromissos para que se obtivesse a Licença de Operação (LO) e sua renovação, ora em curso;

» na assessoria à coordenação de seus dois Escritórios de Gerenciamento de Projetos, estabelecendo e controlando seus objetivos e metas, identificando e avaliando, continuamente, riscos e oportunidades para aprimorar a gestão.

A partir de 2022, a Ferreira Rocha aumentou ainda mais a sua atuação na UHE Belo Monte. Passamos também a ser os responsáveis por assessorar a Superintendência Socioambiental no gerenciamento administrativo de seus mais de cem contratos, analisando criticamente processos, propondo e implementando melhorias e acompanhando sua eficácia e efetividade por meio de indicadores específicos.

Núcleo Estudos Socioambientais

Case: Usina Fotovoltaica Janaúba - ELERA

Em junho de 2021, a Ferreira Rocha realizou o Diagnóstico Socioeconômico relacionado à implantação da Usina Fotovoltaica Janaúba (UFV Janaúba) junto a lideranças, membros da comunidade e a representantes do poder público do município de Janaúba, no estado de Minas Gerais.

O trabalho contemplou a realização de uma pesquisa domiciliar para a caracterização socioeconômica do município na zona urbana (sede municipal) e na zona rural e nas comunidades rurais próximas à usina, com o objetivo de compreender a dinâmica socioeconômica do município e, especificamente, da população residente no entorno do empreendimento.

Os resultados desse levantamento permitiram o conhecimento das características socioambientais e culturais da região, suas principais vocações, fragilidades e oportunidades, bem como a recomendação de potenciais investimentos em iniciativas socioambientais a serem consideradas pela ELERA durante a sua atuação no território, em um contexto maior de Responsabilidade Social Estratégica (RSE), tanto na implantação, quanto na operação do complexo solar fotovoltaico. Essas recomendações foram balizadas com os princípios de ESG (Environmental, Social & Governance) da empresa.

Configurou-se assim um retrato da realidade local e uma linha de base, para fins do relacionamento da ELERA com as comunidades, contribuindo para o processo de diálogo aberto e transparente, visando à facilitação e mediação de conflitos socioambientais e à transformação local.

Núcleo de Estruturação, Elaboração e Implantação de Projetos

Case: Mineração Vale Verde – Projeto Serrote

Em seu Núcleo de Estudos Socioambientais, a Ferreira Rocha possui experiências de sucesso para o desenvolvimento de ESIAs (Environmental and Social Impact Assessments) e ESMPs (Environmental and Social Management Plans).

O ESIA e o ESMP são trabalhos complexos que têm como objetivo o atendimento a padrões socioambientais internacionais e a especificações de agentes financiadores, que costumam ir além das exigências dos processos de licenciamento junto aos órgãos ambientais federal e estaduais. Tais padrões são referenciados pela International Finance Corporation (IFC), órgão ligado ao Banco Mundial.

Um dos nossos clientes é o Projeto Serrote, da Mineração Vale Verde (MVV), em Alagoas. Em suma, o ESIA desenvolvido para a MVV apresenta o empreendimento e descreve o perfil econômico, social e ambiental das comunidades da área de influência. Já o ESMP detalha os programas de gestão e monitoramento socioambientais e recomenda boas práticas de gestão ambiental e social, trazendo segurança para os agentes financiadores, sociedade civil e meio ambiente como um todo.

Aplicamos técnicas de redação e de comunicação visual para elaborar o documento em linguagem simples e acessível, que facilita a leitura e o entendimento por parte de qualquer pessoa. Para divulgação dos estudos, planejamos as ações de comunicação social e relacionamento com rodadas de diálogos engajados adequadas aos diferentes tipos de público-alvo.

Nessas oportunidades, são coletados e esclarecidos os principais questionamentos e as expectativas das comunidades, bem como apresentadas e discutidas as medidas para mitigar e monitorar impactos negativos e alavancar os positivos. Tais ações de comunicação foram previstas no chamado “Plano de Engajamento com Partes Interessadas”.

Núcleo de Estruturação, Elaboração e Implantação de Projetos

Case: Anglo American: Fórum Municipal do Plano de Desenvolvimento de Barro Alto

Em junho de 2022, foi realizada a sessão pública final do Fórum Municipal do Plano de Desenvolvimento Barro Alto 2030, na cidade de Barro Alto (GO). O Fórum foi elaborado pela Ferreira Rocha em parceria com a @angloamericanbrasil.

O Fórum foi aberto à participação dos diversos segmentos da sociedade. A equipe da Ferreira Rocha trabalhou integrada com o time da Anglo American e com representantes dos setores econômicos de Barro Alto.

O Plano Barro Alto 2030 visa a fomentar e a potencializar novas oportunidades e vocações econômicas locais, bem como a promover uma base produtiva e econômica do município, com perspectiva de ser implementado até o ano de 2030.

O Plano foi desenvolvido de forma participativa e contou com a contribuição de várias lideranças de diversos setores econômicos. A etapa final desse processo foi a realização do Fórum, que apresentou a diferentes representantes da sociedade:

1 – As vocações econômicas do município, suas potencialidades e limitações.

2 – As diretrizes, estratégias e investimentos para ampliar a base produtiva e econômica local, considerando uma perspectiva até o ano 2030.

Grupos de Trabalho Setoriais discutiram, em 2021, as particularidades de setores produtivos considerados prioritários. Na ocasião do Fórum Final, esses Grupos apresentaram suas propostas, junto com apresentações da Ferreira Rocha sobre a metodologia de trabalho, do prefeito de Barro Alto e do Diretor de Operações da Anglo American.

Para saber mais detalhes do processo de elaboração do Plano Barro Alto 2030 e os resultados obtidos, acesse o site www.planobarroalto2030.com

CASE: AVALIAÇÃO AMBIENTAL INTEGRADA (AAI) DA UNIDADE DE PLANEJAMENTO E GESTÃO (UPG) DO RIO SUCURIÚ E DA UNIDADE DE PLANEJAMENTO E GESTÃO (UPG) DO RIO PARDO

Em relação às Avaliações Ambientais Integradas (AAI), a Ferreira Rocha apresenta dois cases de sucesso sobre a elaboração desses estudos para o setor hidrelétrico. Ambos foram realizados no estado do Mato Grosso do Sul, de forma participativa com a equipe técnica do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL).

Esse território é divido em Unidades de Planejamento e Gestão (UPGs). A Ferreira Rocha foi a responsável pela elaboração das AAIs da UPG do rio Sucuriú e da UPG do rio Pardo, localizadas na porção leste do estado do Mato Grosso do Sul, em bacias hidrográficas afluentes à margem esquerda do rio Paraná.

O início do processo incluiu a elaboração do Termo de Referência (TR) e do Plano de Trabalho Detalhado (PTD) dos estudos, ferramentas gerenciais desenvolvidas pela Ferreira Rocha para orientar todos os seus projetos. Desde então, nossa equipe técnica colaborou em estreita parceria com a equipe do IMASUL.

As duas AAIs encontram-se aprovadas e foram consideradas cases de sucesso, tanto pelos clientes, quanto pelo próprio órgão ambiental. Ambas foram também apresentadas para a equipe do Mistério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS).