Na quarta-feira, 14/09, ocorreu na EXPOSIBRAM a mesa-redonda para lançamento e discussão do Guia de Relacionamento Socioinstitucional para o Setor Minerário, elaborado pelo Grupo de Trabalho (GT) de Relacionamento com Comunidades do IBRAM.
Durante a mesa-redonda, alguns dos integrantes do GT apresentaram linhas gerais dos principais conteúdos do Guia, incluindo o Diretor Executivo da Ferreira Rocha, Delfim Rocha, responsável pelo desenvolvimento do tema “Importância da Legitimação Social”.
Na oportunidade foi discutida a importância da atenção aos Direitos Humanos na relação com os diferentes públicos de interação dos empreendimentos minerários, internos e externos à organização; formas e estratégias de engajamento com esses públicos; as diretrizes básicas para o relacionamento com comunidades tradicionais; e a relevância de se promover o desenvolvimento local para se alcançar a efetiva geração de valor compartilhado.
Quanto à legitimação social, Delfim Rocha destacou a importância, para as organizações, de se alcançar e manter a Licença Social para Operar (LSO), denominação consagrada internacionalmente e que não se constitui em uma licença, ou seja, um documento formal a ser emitido por algum ente para a empresa. Significa, na realidade, obter a aceitação de uma dada operação por parte dos públicos que com ela interagem.
Por ser consequência das posturas e práticas adotadas pelas empresas, lembrou que a legitimação social é extremamente dinâmica e potencialmente instável, sendo resultado da gestão das expectativas que as diferentes partes interessadas desenvolvem em relação a um dado projeto. É, portanto, um conjunto de estratégias para gerir riscos e oportunidades sociais e suas consequências para as organizações, que acabam por se traduzir em impactos negativos ou positivos sobre a atratividade econômico-financeira dos negócios.
Conheça mais sobre os conceitos, os modelos, as estratégias e as formas de se avaliar os níveis de legitimação social, bem como a respeito de outros temas relevantes para o engajamento de partes interessadas, lendo o Guia de Relacionamento Socioinstitucional para o Setor Minerário, disponível aqui no site da Ferreira Rocha.